top of page

Perguntas mais frequentes

O que é o Krokodil?
  O Krokodil é uma droga injetável que pode ser facilmente fabricada em casa pela combinação de substâncias de aquisição simples a qualquer indivíduo. A principal substância psicoativa presente nesta droga é a desomorfina, que é um opioide semissintético.

 

Como é que é o Krokodil é usado?
  Esta droga é utilizada pela via injetável, uma vez que por esta via tem um início de ação muito mais rápido, quando comparado com a administração oral: os efeitos observados aquando da administração pela via oral ocorrem cerca de 2 horas após, ao passo que na via injetável aparecem cerca de 5 a 10 minutos após.

 

Quando é que o uso do Krokodil se tornou popular?
  O uso desta droga foi reportado pela primeira vez no ano de 2002 na Rússia, tendo-se depois espalhado pela Europa e Ásia, uma vez que representa uma alternativa barata à heroína. Atualmente, já foram reportados casos da utilização de Krokodil em vários países, incluindo: Ucrânia, Geórgia, Cazaquistão, Alemanha, República Checa, França, Bélgica, Suécia, Noruega, Polónia, EUA e Nova Zelândia.

 

Quais são os efeitos psicoativos e efeitos adversos do Krokodil?
  Com o Krokodil, é possível obter uma sensação de euforia semelhante àquela provocada pela heroína. No entanto, esta droga traz graves consequências, destruindo os tecidos dos consumidores e deixando visíveis os ossos e músculos. Isto pode levar a infeções e gangrena. A pele sofre descamação e descoloração, sendo que este efeito é que serviu de inspiração para nomear esta droga. Para além disso, também há destruição dos vasos sanguíneos nos quais a droga é injetada, bloqueando-os. Geralmente, os consumidores de Krokodil morrem 2 anos após o início do consumo.

 

Como são tratados os efeitos adversos?
  Para o tratamento recorre-se a fármacos, enxertos de pele e outras cirurgias. Para além disso, também seria útil fazer terapia de substituição com opioides, como a metadona. No entanto, este tratamento é proibido na Rússia e é pouco acessível nos países em que o Krokodil é mais popular. 

 

Quais são os grupos de risco?
  Os principais grupos de risco são os consumidores de drogas injetáveis que vivem com pobres condições económicas e residentes na Rússia e países próximos.

 

Quais são as diferenças estruturais entre a desomorfina e a morfina?
  A desomorfina é um derivado da morfina, em que o grupo hidroxilo da posição 6 foi removido e a ligação dupla 7,8 foi saturada. Estas alterações permitem que este composto tenha uma maior lipofilia e por isso atravesse mais facilmente a barreira hematoencefálica, tendo assim uma maior acção analgésica do que a morfina.

Ainda tens dúvidas?

Visita o nosso site ou contacta-nos!

Obrigado pelo teu contacto! Iremos responder assim que possível.

Endereço: 

Rua de Jorge Viterbo Ferreira n.º 228, 4050-313 PORTO, PORTUGAL 

© 2016. Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

bottom of page